Projeto de leitura e produção de texto
1.
Identificação
Nome
do cursista
Luana
Gomes Tavares
Nome
da Escola: Escola Municipal São Jorge
Local (cidade/estado) Pontal do Araguaia -MT
Série:
4º ano
Número de alunos: 32
Professores
envolvidos:Ana Clara, Cleidiana, Luana e Rosilene
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Diante
da deficiência ou ausência absoluta do habito de leitura e escrita
dos educandos das series iniciais, surgiu a necessidade de
desenvolver um projeto adequando as duas realidades: incentivar e
facilitar o acesso, tanto aqueles que já possuem gosto pela leitura
como para aqueles que não têm e para os que gostariam de
desenvolver o habito de ler, bem como instigá-los e incentivar
aqueles que não o tem em apreciar a leitura.
O
que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3.
Justificativa
Com
o projeto criam-se condições para que o aluno se desenvolva e
aperfeiçoe, de forma progressiva, contínua e integrada o uso da
língua, conforme os mais recentes estudos e pesquisas sobre a
aquisição da leitura e da escrita nos Parâmetros Curriculares
Nacionais.
Por
que?
4.
Objetivo (s)
Promover
a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os
alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, assim como
instigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e
textos trabalhados e a interpretação e analise dos mesmos.
O
que vamos fazer?
5.
Conteúdos
Língua
Portuguesa ( diferentes tipos de Gêneros textuais)
Quais
Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros
textuais)
6.
Disciplinas envolvidas
Língua
Portuguesa
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A
linha- mestra da metodologia será a percepção e a construção da
linguagem oral e escrita. Posteriormente, através dp ensino da
linguagem, será trabalhado a leitura, interpretação e produção
de diversos gêneros textuais como: Narração, Epistolares,
Jornalísticos, Informativos e instrucionais.
Como
o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será
desenvolvido)
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Disponibilidade
de computadores com acesso a internet para pesquisa; câmara
fotográfica; e aquisição de material didático como: livros,
cartolinas, fitas adesivas larga e transparente, colas, impressora,
papel sulfite, tesouras, canetinhas, lápis de cor, lapis de
escrever, borrachas, apontadores, entre outros que surgiram de acordo
com a necessidade dos alunos.
9.
Registro do processo
10.
Avaliação e Resultados esperados
Avaliação:
os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e
progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e
assimilação de cada educando, como: participação, interesse,
motivação e desenvolvimento das atividades.
Os
resultados esperados:
Autonomia
dos educandos na busca de livros variados para leitura extra classe;
Saber
que todo processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura;
Produção
de textos coerentes, coesos e criativos;
Expressar-se
diante de diferentes interlocutores;
Desenvolver
o senso crítico.
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Divulgação:
em reuniões de pais, exposição geral ou culminância com painel
das produções e excursão com os educandos. Socialização do
Projeto realizado: todas as series inicias com professores,
coordenadoras e diretora.
Poster,
Painel, Blog, Evento.....
12.
Referências Bibliográficas
BATISTA,
Antonio Augusto Gomes. Organização da alfabetização no ensino
fundamental de 9 anos. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
______
Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa-3ª edição-
Brasília,2001.
Pró-Letramento:
programa de formação continuada de professores dos anos iniciais:
Alfabetização e linguagem, 2008.
Sites,
vídeos, livros...filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário