quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Projeto de leitura e produção de texto

1. Identificação
Nome do cursista
Luana Gomes Tavares
Nome da Escola: Escola Municipal São Jorge Local (cidade/estado) Pontal do Araguaia -MT
Série: 4º ano Número de alunos: 32
Professores envolvidos:Ana Clara, Cleidiana, Luana e Rosilene

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Diante da deficiência ou ausência absoluta do habito de leitura e escrita dos educandos das series iniciais, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto adequando as duas realidades: incentivar e facilitar o acesso, tanto aqueles que já possuem gosto pela leitura como para aqueles que não têm e para os que gostariam de desenvolver o habito de ler, bem como instigá-los e incentivar aqueles que não o tem em apreciar a leitura.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Com o projeto criam-se condições para que o aluno se desenvolva e aperfeiçoe, de forma progressiva, contínua e integrada o uso da língua, conforme os mais recentes estudos e pesquisas sobre a aquisição da leitura e da escrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Por que?

4. Objetivo (s)
Promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, assim como instigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos trabalhados e a interpretação e analise dos mesmos.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Língua Portuguesa ( diferentes tipos de Gêneros textuais)
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A linha- mestra da metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita. Posteriormente, através dp ensino da linguagem, será trabalhado a leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais como: Narração, Epistolares, Jornalísticos, Informativos e instrucionais.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Disponibilidade de computadores com acesso a internet para pesquisa; câmara fotográfica; e aquisição de material didático como: livros, cartolinas, fitas adesivas larga e transparente, colas, impressora, papel sulfite, tesouras, canetinhas, lápis de cor, lapis de escrever, borrachas, apontadores, entre outros que surgiram de acordo com a necessidade dos alunos.


9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
Avaliação: os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades.
Os resultados esperados:
Autonomia dos educandos na busca de livros variados para leitura extra classe;
Saber que todo processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura;
Produção de textos coerentes, coesos e criativos;
Expressar-se diante de diferentes interlocutores;
Desenvolver o senso crítico.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Divulgação: em reuniões de pais, exposição geral ou culminância com painel das produções e excursão com os educandos. Socialização do Projeto realizado: todas as series inicias com professores, coordenadoras e diretora.
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Organização da alfabetização no ensino fundamental de 9 anos. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
______ Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa-3ª edição- Brasília,2001.
Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores dos anos iniciais: Alfabetização e linguagem, 2008.
Sites, vídeos, livros...filmes


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